A PhysioRheuma é um gabinete de Terapia Manual Ortopédica e Exercício clínico que concede cuidados de fisioterapia em diversas áreas de intervenção: dor crónica, manifestações de origem reumatológica e músculo-esquelética, prevenção e tratamento de lesões associadas à prática desportiva e cuidados de saúde da mulher.
O movimento funcional é decisivo na vida humana. A missão deste projeto é prestar serviços de fisioterapia em circunstâncias em que a função locomotora está comprometida por dor, lesão, doença, distúrbios e condições ou fatores ambientais.
A PhysioRheuma nasce da vontade de tratar os utentes a nível físico, mas também de os ajudar a compreender e a melhorar a sua condição clinica de um ponto de vista estratégico e educacional.
Este espaço clinico é a junção de duas paixões: a reumatologia e a fisioterapia. Duas áreas que estão intimamente ligadas. A reumatologia trata das doenças do aparelho locomotor, responsáveis pela perda de capacidades físicas, e a fisioterapia desenvolve o movimento funcional que consequentemente melhora o bem-estar físico e emocional.
Procuramos a excelência e atuamos com qualidade e rigor no atendimento de cada utente. Trabalhamos com os utentes de modo a conhecer cada caso e sentir cada tipo de problema. Acreditamos que o plano de tratamento deve ser desenvolvido com base em compromisso e confiança entre o profissional e o paciente.
Prevenção
Apostar na área de preparação para o desporto
Reabilitação
Atuar na zona debilitada com recurso a técnicas manuais
Estratégia
Aconselhar e ajudar a lidar com uma nova realidade
Adaptação
Motivação sem barreiras entre fisioterapeuta e paciente
Perspetiva
Fomentar a mudança de atitude perante a adversidade
A fisioterapeuta, Andreia Santos, atua em diversas áreas clinicas da fisioterapia para promoção, prevenção, tratamento, intervenção e reabilitação do movimento funcional.
Na sua abordagem, considera importante ajudar as pessoas no sentido de lhes atribuir valências para lidar com as limitações impostas pela sua condição clinica. Andreia Santos acredita ser necessária uma mudança de paradigma face à fisioterapia. A adoção de comportamentos e crenças positivas são favoráveis à saúde e estão intimamente ligados à recuperação. Assim, pretende auxiliar os seus utentes a enfrentar a nova realidade, fortalecendo a zona física do problema e reforçando a atitude positiva perante a adversidade.
A fisioterapeuta aposta no trabalho caso a caso, para conhecer o paciente, o seu histórico e os seus objetivos. Acredita na terapia manual para os tratamentos porque é ausente de barreiras. É essencial que se construa uma relação de proximidade, compromisso e confiança entre profissional e utente para que sejam atingidos os resultados pretendidos.
A educação e a saúde estão interligadas e são as coisas mais importantes que temos. Por isso trabalho com os utentes uma mudança de paradigma sobre a fisioterapia. As dores não afetam apenas o corpo mas também o estado emocional. Acredito que é necessária uma transformação no comportamento, uma vez que o desenvolvimento de uma atitude positiva, perante o tratamento, é benéfica e fulcral para chegar aos resultados pretendidos. A relação entre o fisioterapeuta e o paciente deve ser de total confiança. Só é possível alcançar as metas desejadas através de um caminho conjunto. É por isso que utilizo uma abordagem manual na fisioterapia. O contacto físico na zona do problema funciona como uma extensão da relação entre o profissional e o utente.
Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Setúbal, 2011;
Mestre em Fisioterapia de Condições Músculo-Esquelética pela Escola Superior de Saúde de Setúbal, Universidade NOVA de Lisboa e Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa, 2017;
Formação em PhysioPlux, 2010, 2016, 2019;
Formação Estabilidade Dinâmica e Controlo Motor Quadrante Superior e Inferior, 2010 e 2016;
Fisioterapeuta na Associação de Apoio Social de Nossa Senhora d’ Assunção, Malveira da Serra, 2011;
Fisioterapeuta na Associação Humanitária de Bombeiros da Parede, 2012-2013;
Fisioterapeuta em Pilates Clínico na Associação Humanitária de Bombeiros da Parede, 2013-2020;
Formação Pilates Clínico, APPI 2014;
Fisioterapeuta no Centro Medicina e Reabilitação de Alcoitão, 2014;
Fisioterapeuta em Hidroterapia no Clube Nacional Ginástica, Parede e Complexo Desportivo da Abóboda 2015-2017;
Fisioterapeuta do Clube Nacional Ginástica, Parede, 2015-2017;
Fisioterapeuta Investigadora de Dor Lombar Crónica pelo CEDOC, Universidade NOVA de Lisboa, 2016-18;
Formação Conceito Mulligan Quadrante Inferior, 2016;
Formação Conceito McConnell Quadrante Superior e Inferior, 2016;
Formação Avançada em Terapia Manual Conceito Maitland, 2016-2017;
Fisioterapeuta na Athletika, de 2016 à atualidade;
Fisioterapeuta Federação Portuguesa de Judo 2017-2019;
Fisioterapeuta Palestrante Convidada do XX Congresso de Reumatologia, 2018;
Educadora Clínica de Estágios Avançados em Músculo-Esquelética pela Escola Superior de Saúde de Setúbal, Universidade NOVA de Lisboa e Escola Nacional de Saúde Pública de Lisboa, 2019-2020.